Monthly_Report_Oct_2008

Dear Volunteachers,

Estamos com quase 3 meses de aulas dadas e espero que estejam já bem entrosados com suas turmas. Agradeço àqueles que puderam escrever, responder aos e-mails e dar sua opinião e contribuição ao nosso wiki na internet. Como sempre, gostaria de lembrar-lhes que nosso contato, apesar de virtual, é bastante importante e garante a boa continuidade do nosso ideal.

Então, vamos às nossas regular features:

FOOD FOR THOUGHT

Fico sempre admirada e tocada pelo cuidado que vocês volunteachers têm para com seus alunos. É muito bom receber suas dúvidas quanto à melhor maneira de dar tal matéria ou abordar um assunto visando sempre o melhor aprendizado pelos seus alunos. É esse justamente o ideal que temos em mente com a nossa proposta de aulas de inglês para a comunidade mais carente. O que se visa é a melhor aula para os alunos que estão à sua frente e que apenas cada um de vocês pode sentir e saber conforme o curso vai se desenrolando. É dessa forma, pensando como melhor tocar as pessoas que estão trilhando esse 'curso' contigo numa sala de aula, que se constrói em bases sólidas qualquer conhecimento que se quer passar.

HINTS OF THE DAY

Creio que todos vocês conhecem o famoso adágio 'less is more''. Agora, gostaria de propor-lhes que levem isso para sua sala de aula na forma dos materiais que são usados. Exemplo simples e prático: ao folhear revistas (impressas ou na internet) à procura de figuras que representem o vocabulário da unidade a ser trabalhada, ache um 'set' bem eficaz (claro, grande e colorido) e cole em pedaços de papel cartão. Aí, além de servir para que você apresente o vocabulário (palavras, ex.: clothes), você pode usar o mesmo set para propor um ditado (silent dictation), para fazer um tic tac toe, para jogar bingo e até para apresentar o diálogo, ou seja, o mesmo set vai durar toda a unidade e ser-lhe-á útil até para uma revisão final!

DICAS DE SITES

Segundo nosso especialista no assunto, o volunteacher Felipe tem as seguintes sugestões para esse mês:

Para ajudar a encontrar figuras e materiais para a sala de aula, que tal dar uma passada em:

http://www.englishraven.com/download_resources.html

No site English Made in Brazil ® há um ótimo trabalho bilíngüe (português-inglês) sobre o aprendizado de línguas e materiais de ensino inéditos, baseados em lingüística comparada, no marketing educativo, na empatia publicitária e no compartilhamento do conhecimento.

http://www.sk.com.br/sk.html#menu

E aqui temos outro site bem interessante - também brasileiro - com dicas e muito material para ajudar nos estudos:

http://www.teclasap.com.br/blog/

O site acima, assim como o wiki da EFALL, utiliza a técnica de RSS. Este recurso permite que você receba resenhas dos artigos que estão sendo inseridos nos sites sem que você tenha que visitá-los, quer saber como? Então acesse:

http://techbits.com.br/rss-que-diabos-e-isso/

Um beijo e até breve!

Mirela C. C. Ramacciotti
coordenadora de volunteachers

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License